neoFarm Logo

Compost Barn: será o sistema de produção mais utilizado no Brasil?

O Programa Conexão Leite e Derivados, apresentado pelo professor Paulo Martins, contou com a presença de Marcelo Moraes, atuante há 32 anos no setor de lácteos, para um bate papo sobre automação e Compost Barn.

Como está a produção leiteira em termos de automação?

Mesmo com a evolução no setor leiteiro, existem lugares que ainda utilizam da forma tradicional de produzir leite. “No Norte e no Nordeste ainda tem muita gente que tira leite sentado em banquinho, é uma região que tem muito a crescer.  Quando chegamos no meio do Brasil para baixo, falando em Minas e na região Sul, já se tem um índice de tecnificação muito mais alto, perto dos 85%”, destacou Marcelo.

Compost Barn vai acabar com os outros sistemas de produção?

Cerca de 11 anos atrás chegava no país a primeira estrutura para confinamento de vacas leiteiras chamada Compost Barn. De lá pra cá muito se evoluiu na estruturação desse sistema. Marcelo destaca a evolução do confinamento de vacas leiteiras no Brasil: “A produção confinada ganhou muita estrutura de alguns anos pra cá, o Compost Barn veio para mudar a forma de produção no Brasil”, destacou ele ao dizer que o país certamente será referência no assunto, mas não descartou outros sistemas. “Muitos projetos de produção de leite à pasto, semiconfinamentos e até produtores que não tem condições de investir em um galpão para Compost, mas consegue trabalhar com uma genética de qualidade, certamente permanecerão produzindo leite”, conclui ele.

Investir em Compost Barn ou não?

Muitas variáveis permeiam essa pergunta. Localização, disponibilidade de investimento, planos futuros. Marcelo abordou outras possibilidades durante a entrevista. “Temos que nos preocupar sobre qual lugar estamos pensando em fazer a instalação. Se for no Sul do país, temos outras alternativas que somam com muita riqueza para a produção, como o Free Stall ou até a pasto. Quando falamos do meio pro norte do país, que existe a dificuldade da temperatura e conforto animal, com certeza o Compost chega somando muito e desempenhando um bom papel”, relatou.

A entrevista contou também com assuntos sobre bem-estar animal, quanto custa para fazer um compost barn, automatização da produção e vários outros assuntos.  Confira a entrevista completa abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *